#38 Hannah Arendt – Verdade e política, parte 05

Resumo

Neste quinto e último episódio da série sobre o texto “Verdade e política” de Hannah Arendt, faço um balanço final sobre a relação que a verdade guarda com o âmbito público. Se sobressaem aqui alguns locais quanto à questão da verdade, a saber: as universidades e o judiciário, bem como a imprensa. Cabe perceber a importância dos limites entre a esfera política e o espaço da verdade, bem como da diferença de atuação entre aqueles que agem politicamente e aquele que se fiam na investigação, manutenção e interpretação da verdade. 

Transcrição

#37 Hannah Arendt – Verdade e política, parte 04

Resumo

No quarto episódio da nossa série sobre o texto “Verdade e política”, exponho como Arendt critica o uso da mentira na vida política. Trata-se de perceber a diferença entre o uso tradicional da mentira e o uso contemporâneo da mentira organizada. Embora o regime totalitário seja o paradigma de referência de Arendt, a mentira e o autoengano enquanto elementos aniquiladores da política também despontam nas nossas atuais democracias de massa. Cabe perceber, em Arendt. a defesa da verdade dos fatos como uma defesa do nosso mundo comum.

Transcrição

#36 Hannah Arendt – Verdade e política, parte 03

Summary

Olá, pessoal.

Neste episódio, eu retomo o texto “Verdade e política” e faço uma interpretação da seção III. Aqui Hannah Arendt discute a relação entre opinião e verdade e seus modos de buscar validade. Ademais, o tema da mentalidade alargada desponta no modo pelo qual formamos nosso juízo, qualificando a relação entre opinião e política. Arendt também visita novamente Sócrates, junto a Kant, para se pensar como a noção de “exemplo” pode nos ajudar a compreender a conexão entre pensamento e ação. Trata-se, no entanto, de perceber a dificuldade de encontrar um modo seguro de proteger a verdade factual daqueles que tentam a falsear.

Transcription

Consulta para escolha de bolsistas: A Filosofia e as Ciências

Queridos alunos e alunas, esta é uma consulta aos estudantes do ensino médio do campus Fortaleza do IFCE para identificar interessados em participar do projeto “A Filosofia e as Ciências: as origens do método científico” como bolsista PIBIC Jr sob orientação do professor Lucas Barreto Dias. Não há ainda a definição de que teremos bolsa, mas, caso sejamos contemplados com uma ou mais bolsas, usarei este formulário como fonte para a escolha do bolsista. Acesse o formulário com e-mail institucional do IFCE.

Link para formulário: https://docs.google.com/forms/d/1VYp33SIIOapWLf3zXfEKSZvGTmXR8i1OrxbgfFdsZx4/edit?usp=sharing

Consulta para escolha de bolsistas: Filosofia e Matemática

Queridos alunos e alunas, esta é uma consulta aos estudantes do ensino superior do campus Fortaleza do IFCE para identificar interessados em participar do projeto “Filosofia e Matemática: um estudo sobre seus fundamentos na antiguidade” como bolsista PIBIC e/ou voluntário sob orientação do professor Lucas Barreto Dias. Não há ainda a definição de que teremos bolsa, mas, caso sejamos contemplados com uma ou mais bolsas, usarei este formulário como fonte para a escolha do bolsista. Acesse o formulário usando e-mail institucional do IFCE.

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/1poW7jCYiLNizt7qnaekhXlPj_YI9amyoptGk3hlVkuw/edit?usp=sharing

#35 Hannah Arendt – Verdade e política, parte 02

Resumo

Neste episódio, faço um comentário sobre segundo tópico do texto “Verdade e política” de Hannah Arendt. Em diálogo com Platão, Hobbes e Spinoza, de um lado, e, de outro, Kant e Madison, Arendt pensa aqui o conflito que há entre a verdade factual e a política, ou, em outros termos, entre a verdade básica sobre os eventos do mundo e as opiniões política. Trata-se, sobretudo, de perceber a legitimidade de nossa liberdade de expressão a partir de um respeito aos fatos do mundo, bem como da constituição plural de nossa capacidade de pensar.

Transcrição

#34 Fenomenologia e Filosofia da existência: uma introdução a Husserl e Kierkegaard

Resumo

Neste episódio eu faço uma dupla introdução: 1) à Fenomenologia, explicando alguns conceitos básicos que foram elaborados por Edmund Husserl e 2) à Filosofia da Existência, a partir do método e conceitos implementados por Kierkegaard. 

Transcrição

#33 Hannah Arendt – Verdade e política, parte 01

Resumo

Neste episódio, inicio uma investigação em torno do texto “Verdade e política” de Hannah Arendt, presente na obra “Entre o passado e o futuro”. Trata-se de compreender, entre tantos aspectos, qual a relação que a verdade possui com a política e com a mentira. Vemos, então, os riscos e limites da verdade ao adentrar a esfera pública.

Transcrição

#32 Russell e a teoria das descrições

Resumo

Neste episódio eu faço uma introdução à teoria das descrições de Bertrand Russell e à sua tentativa de reconfiguração da linguagem filosófica.

Transcrição

Frege: Sentido e Referência, uma introdução

Vídeo novo no canal de YouTube. Nesta aula, falo um pouco sobre como Frege verifica alguns problemas de compreensão no âmbito da reflexão sobre a linguagem. Um vídeo introdutório sobre um de seus textos mais conhecidos: “Sobre o sentido e a referência”.